O Oriente Atlético Clube é uma agremiação esportiva da cidade do Rio de Janeiro, fundada em 13 de junho de 1927, em Santa Cruz.
A escolha da denominação do clube partiu da ideia de que o sol surge no nascente ou no oriente. Já a ideia da camisa vermelha ou encarnada foi inspirada em um famoso matadouro existente na região do Rio de Janeiroque tinha ampla importância para as famílias residentes, no qual pelo menos um membro trabalhava no local. Como os funcionários entravam pela manhã vestidos de branco e no final do expediente saíam com a cor do sangue do gado, foi decidido que o time vestiria o branco e o vermelho.
As primeiras reuniões aconteceram nas casas dos fundadores e de algumas pessoas que ofereciam suas residências. O terreno para a construção do campo foi cedido, ainda uma vez mais, por Antônio da Costa. Hoje o clube está extinto e já não funciona no seu antigo endereço: Rua Nestor,1107a 1127
Uma das rivalidades mais marcantes do futebol santacruzense, no século XX, era entre os times Oriente Futebol Clube e o Esporte Clube Guanabara. O Oriente foi fundado em 13 de junho de 1927, por funcionários do comércio local e do então Matadouro de Santa Cruz, com o objetivo primário de viabilizar um ambiente de lazer, em especial, nos finais de semana no bairro. O clube se estabeleceu em um terreno na Rua Nestor.
O Guanabara foi fundado em 7 de setembro de 1941, contando com o seu estádio, Antônio Fernandes Machado, na Rua Marquês de Barbacena.
Ambos os clubes disputaram durante muitos anos o Departamento Autônomo de Futebol, com o Guanabara conquistando
o título em 1965. Por muitas vezes, ambas as equipes se enfrentavam no campeonato, no qual essa vasta rivalidade
marcou as memórias esportivas de muitos moradores de Santa Cruz