Acelino de Oliveira, o "Acelino Canhão". Santacruzense da gema! Um líder em sua essência! Razão pela qual foi escolhido por unanimidade para ser o Capitão do Vasco da Gama,na lendária partida de futebol, no Estádio Mário Filho (Maracanã). Peleja entre o seu Vasco versus o Santos de Pelé! Nessa "batalha" nosso Rei do Futebol assinalou o seu tento número mil. Ou seja, o famoso Milésimo Gol! Um pequeno detalhe: minutos antes do Rei avultar o seu gol memorial (1000), o nosso hábil Capitão Acelino, numa arrancada que só os prodígios conseguem, foi derrubado dentro da área do Santos, pelo saudoso craque, Djalma Dias, e o juiz nada marcou, fazendo sinal com as mãos pra seguir o lance. Fez vista grossa dizendo: "foi nada! Jogou-se"! Mais claro do que aquele lance, impossível! ACELINO... Jogador multicampeão!
Levantou vários troféus! Eleito diversas vezes como o atleta que havia feito o gol mais bonito da rodada. Foi tantas vezes homenageado no Programa do Chacrinha, o Velho Guerreiro!
ACELINO... Forte, talentoso e habilidoso! Possuía um potente chute, que passou a ser chamado, carinhosamente, de: o CANHÃO DA COLINA! Nos apaixonantes Campeonatos Cariocas, entre os anos 60 e 70, foi citado pelos desportistas das rádios do Rio de Janeiro, como um dos melhores pontas esquerdas do nosso Certame. O seu início e sua passagem pelo Campo Grande,foi como um meteoro. Rápida! Logo, logo despertou interesse pelos Clubes de Maior Porte, sendo adquirido o seu passe pelo Cruzmaltino. Ali se destacou por longos 10 anos. Mais tarde, após receber várias propostas financeiras "tentadoras” e “compensadoras”, saiu desbravando o mundo, exibindo o seu talentoso e nato Futebol. UM VENCEDOR!
Texto: IVANEGUINHO, O AMIGO DOS CRAQUES!